Países do G20 defendem ações de aproximação entre escola e comunidade



Ações e práticas que aproximam as escolas das comunidades foram tema da terceira e última reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação, formado pelos representantes dos países do G20. A reunião ocorreu nesta terça-feira (29), em Fortaleza. 

De acordo com o assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Educação (MEC), Francisco Souza, que coordenou a reunião, a intenção foi abordar temas que de fato se aproximam da realidade das escolas em diferentes países.

“Eu acho que o que faltava do grupo era conseguir se dedicar aos temas mais do chão da escola, que foi justamente o que a gente se esforçou para fazer essa presidência brasileira e, particularmente, nesse tema do engajamento escola-comunidade”, disse à imprensa.

Durante a reunião foram propostas iniciativas dos países para que pudessem inspirar boas práticas.

Nesta quarta-feira (30), quando ocorrer a reunião dos ministros da Educação dos países do G20, professores e estudantes irão apresentar publicamente projetos e ações que funcionarão.

Um deles é Thando Ntintili, estudante da Escola Secundária de Toli, localizado numa vila rural na África do Sul. Ele fez parte de um projeto inovador de engajamento comunitário que ajudou a melhorar a qualidade da água de um rio local, que estava contaminada pelo uso humano e animal. A construção de um filtro de água restaurou a dignidade da comunidade e permitiu que cerca de 500 pessoas tivessem acesso a água potável. A escola foi reconhecida como campeã nacional por essa iniciativa.


Com informações de Agência Brasil 


 



Comentários

Mais lidas

Fernanda Torres Vence Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama

Evento gratuito debate Inteligência Artificial e a ascensão da China no setor

Morre Léo Batista, ícone do jornalismo esportivo